Deixe um comentário

Laços

image

“Vivemos atualmente em uma era onde tudo é plástico e rapidamente mutável, de relações superficiais. Segundo o sociólogo Zygmunt Bauman, vivemos um Mundo Líquido Moderno, onde relações não passam de conexões online/off-line.

Líquidos mudam de forma muito rapidamente, sob a menor pressão. Na verdade, são incapazes de manter a mesma forma por muito tempo. No atual estágio “líquido” da modernidade, os líquidos são deliberadamente impedidos de se solidificarem (Bauman, 2010).

As pessoas querem “amigos” descartáveis, como tudo na vida tem sido ultimamente. Nessa era de relações e valores descartáveis não existe mais espaço para os valores e as relações construídos para serem duradouros.
E digo “amigos”, porque o conceito de amizade não é mais o mesmo

Nasci em 1973, lembro-me da minha infância e juventude, não existia internet nem tão pouco celular, mesmo o telefone fixo eram poucas pessoas que tinham. As amizades eram construídas de forma diferente e duradoura. Lembro que minha antiga turma de amigos (hoje todos casados e com filhos), nos encontrávamos todos os dias após as 18horas quando todos já estavam saindo de seus trabalhos, pois morávamos todos relativamente próximos. Era a forma que tínhamos de nos comunicar e conversar e marcar planos para o fim de semana. Hoje as pessoas iniciam amizades através da internet com pessoas que moram do outro lado do País, e com isso tem a desculpa viver trancafiado em casa.

Todo mundo está envolto nesse mundo líquido de valores efêmeros e mundanos. As pessoas não querem sua amizade verdadeira, porque é muito mais fácil ter você apenas virtualmente, elas não querem saber dos seus problemas, mas querem que você esteja disponível quando elas precisarem ou estiverem procurando alguém para desabafar. Queremos ter sempre alguém a disposição, mas não queremos nos comprometer, é muito mais fácil dispensar alguém que é virtual do que alguém que é real.

As pessoas tornaram-se muito imediatistas

Sabe quando dizem que você deve andar apenas com pessoas felizes para se sentir bem… isso quer dizer que se algum amigo seu estiver sofrendo você deve se afastar dele… Não é mais permitido você ficar triste, você deve ser feliz o tempo todo (e para isso existem pílulas de felicidade artificial). Virou tipo uma segregação das pessoas com depressão. Deprimidos devem ficar sozinho e isolados.

Esses não são amigos… são colegas ou parceiros de festa.
Lembrei de um trabalho que eu fiz na faculdade onde citei as bonecas Barbie, era um trabalho sobre crianças e a erotização precoce, algo que não vem ao caso agora, mas sim a inscrição que vinha nas caixas dessas bonecas…

É natural que a Barbie, a mais descolada California Girl, e suas amigas façam daqui a sua área de lazer! Primeira parada – a praia, onde as ondas e a diversão nunca acabam! As ondas são radicais e o surfe é demais! Quando o sol se põe, a Barbie e suas amigas entram no jipe 4×4, aquecem os motores e vão direto à festa de praia mais badalada da cidade. Outra super aventura no horizonte! Esse é o estilo de vida da…California Girl (Transcrição da propaganda presente na embalagem da boneca Barbie Califórnia Girl – Mattel, 2004)

A menina não compra simplesmente uma boneca de plástico, mas sim um padrão de comportamento e de personalidade que vem descritos na embalagem na forma de uma manual que explica a maneira correta de brincar e o que a criança deve esperar dela. Desde pequenas, as crianças tem sido incentivadas a desejar esse mundo “perfeito” que na verdade não existe.

Por isso atualmente a depressão tem acometido tantas pessoas, porque todos se tornam adultos infelizes por não conseguir alcançar essa felicidade plena. E por isso os psicólogos tem sido tão procurados atualmente, obviamente fazer terapia é muito bom, algo que todos deveríamos fazer, uma busca pelo seu auto conhecimento, mas o fato é que se a construção dos laços afetivos não estivesse tão deturpado com certeza não existiria tantas pessoas com depressão.

De nada adianta ter 500 ou 1000 “amigos”… acho que está na hora das pessoas reverem seus conceitos de amigos, não acho que seja algo a ser banalizado da forma como está. Aliás… o que é que ainda não foi banalizado? As pessoas se tornaram tão dependentes dessas porcarias que esqueceram que existe um mundo real ai fora.”

por Leandro Zanon

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: